Sagrada Família: O Colégio

Irmãs da Divina Providência
23 novembro, 2017 05:19



Seja bem-vindo ao Colégio Sagrada Família. Antes de tudo, saiba que trata-se da primeira “escola centenária” da Divina Providência no Brasil. A saga do COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA foi iniciada em 1895, e quem conhece hoje o moderno complexo educacional do Colégio Sagrada Família dificilmente imaginará toda essa área coberta de espessa mata virgem, como as Irmãs a enfrentaram um século atrás.

 

Aos nomes das audazes pioneiras do fim do século somaram-se numerosos outros no decurso das décadas, quando tantas vezes modificou-se também a fisionomia externa e interna do “convento” original e dos cursos e métodos de ensino e educação. Hoje, mantendo a tradição da Divina Providência, com proposta pedagógica inovadora, voltada à nova ordem social que se impõe e preparada para a velocidade crescente com que a mesma se transforma, a Diretora, Irmã Ana Besel, guia com firmeza o Colégio Sagrada Família através das novas fronteiras, cada vez mais amplas, criadas pelo constantes avanços tecnológicos, com a participação da comunidade blumenauense e com o apoio dos competentes e dedicados educadores que integram as equipes deste secular complexo educacional.

 

O Colégio Sagrada Família é uma Instituição centenária, que oferece educação para turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio. Fica situado no coração de Blumenau, num terreno de 54.593,80m2 e extensa área verde, o que é, realmente, um privilégio para os estudantes do colégio.

No Sagrada, os estudantes podem estudar, jogar, correr e brincar como antigamente. Apoiada e alimentada pelo “jeito das Irmãs da Divina Providência”, a proposta pedagógica do Colégio, antes mesmo de se definir dentro das mais inovadoras correntes educacionais, pauta-se na Filosofia que tem como base os valores humanos.

 

A pedagogia das Irmãs da Divina Providência não se preocupa apenas com a construção do conhecimento, mas orienta para que o educando aprenda também a partir da vida. Tem por objetivo a formação integral dos estudantes e, para alcançar essa meta, desenvolve conteúdos abrangentes e significativos, tanto no plano curricular como no extracurricular, ambos marcados pela transversalidade. Educar é construir com solidez os quatro pilares da educação, de acordo com a Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

No Sagrada, a educação caminha lado a lado com a cultura e o esporte e, para tanto, é incentivada a participação dos estudantes em diferentes eventos, desenvolvendo o gosto e o prazer em crescer enquanto cidadãos e membros da coletividade, além de seus horizontes por meio de atividades culturais e esportivas.