Sagrada Família: Pastoral

Irmãs da Divina Providência
14 novembro, 2018 17:28



PASTORAL ESCOLAR NO COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA

A Pastoral Escolar do Colégio Sagrada Família busca animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando a formação integral e a vivência dos valores evangélicos. No desenvolvimento de ações evangelizadoras, tem como referenciais a história da Congregação, o Carisma e a Espiritualidade das Irmãs da Divina Providência e as orientações da Igreja. Colabora efetivamente com inúmeras intervenções no campo da educação, dando ênfase a dimensão evangelizadora, juntos às crianças, adolescentes, pais, avós e colaboradores, a fim de que os valores evangélicos determinem gradativamente os critérios de julgamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida, passando pelo currículo, serviços educativos, ambiente e incluindo também a própria gestão escolar, o que denominamos “Escola em Pastoral”.

Em consonância com a missão da Igreja, considerando as especificidades do ambiente escolar, é missão da Pastoral tornar Jesus Cristo, o Bom Pastor, conhecido, admirado e amado. É Deus amoroso e misericordioso que assume a carne humana, a vida humana, toda a criação e nos revela em suas palavras e atitudes, no seu jeito de ser e agir. A fidelidade de Jesus ao Projeto do Pai, nos impulsiona a sermos no mundo instrumentos de salvação, sinal do amor misericordioso do Pai:


                        "O Evangelho é o anúncio do amor de Deus, nos chama a participar da sua vida. A nova evangelização, portanto, é isto: conscientizar-se do amor misericordioso do Pai para que nos tornemos, também nós, instrumentos de salvação para os nossos irmãos." 

(Papa Francisco)


Pastoral do Colégio Sagrada Família tem por meta os princípios:

  • da Escola em Pastoral;

  • do respeito às individualidades e à diversidade;

  • da opção preferencial pelos jovens e pelas crianças;

  • da abertura ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso;

  • do trabalho de equipe e do associacionismo;

  • do protagonismo juvenil.

     

A Pastoral organiza-se envolvendo todos os segmentos da instituição, pois evangelizar crianças e  adolescentes pela educação, é a essência da Missão das Irmãs da Divina Providência. Missão que exige uma proposta que harmonize fé, cultura e vida. Cada segmento tem sua especificidade, sua autonomia e atribuições próprias, mas que em determinados momentos do processo desenvolvam ações complementares pois pretendem confluir os esforços no sentido de tornar o evangelho vivencial, uma resposta concreta às necessidades no ambiente escolar e comunitário.


SEGMENTOS:

  • Ação Social

  • Formativo

  • Ensino Religioso

  • Celebrativo

  • Infância e Adolescência Missionária

  • Vida Sagrada



Ação Social


Motivados pelas palavras da Bíblia: os alunos do Colégio Sagrada Família, trabalham em prol da comunidade, por meio de ações que visam ao bem comum. Buscamos propiciar aos nossos alunos contato com a realidade das instituições sociais. São promovidas campanhas para arrecadação de doações de alimentos, sangue, roupas e afins, muitas delas motivadas e lideradas pelos próprios alunos, com o intuito de levá-los a um olhar atento às mais diversas realidades carentes. Neste sentido, o Papa Francisco nos recorda: "O importante não é olhá-los de longe, ou ajudá-los de longe… Não! É ir a seu encontro; isto é cristão! É isto que nos ensina Jesus: ir ao encontro dos necessitados, assim como Ele ia ao encontro do povo".


Formativo


Desenvolve momentos de formação com alunos e colaboradores, no sentido de aprofundá-los nos marcos teóricos que norteiam os princípios da ética humana e cristã, bem como a espiritualidade e carisma das Irmãs da Divina Providência. Oportuniza inúmeras experiências, encontros, momentos de reflexão, de revisão de vida, retiros, manhãs de espiritualidade que proporcionam o amadurecimento humano e espiritual de todos os seus membros, pois a comunidade educativa não é igual à soma de seus membros, mas sim, a um projeto comum animado pelo mesmo espírito, mas em profundo respeito à diversidade religiosa e as diferentes experiências de fé de seus colaboradores. Desta forma, propõe oferecer um desenvolvimento em todas as dimensões constitutivas da pessoa, obtendo paulatinamente, não apenas a aquisição sistemática da cultura, mas a maturidade da pessoa e o desenvolvimento harmonioso de todos os elementos constitutivos do ser humano.


Ensino Religioso


Com as aulas de Ensino Religioso, enquanto área de conhecimentos, estabelecemos os seguintes princípios:

– Favorecer ao aluno o conhecimento sobre os elementos básicos que compõem os fenômenos religiosos, a partir do seu contexto sociocultural.

– Destacar os valores morais como subsídios importantes para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo.

– Proporcionar vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores e princípios éticos cristãos para a vida.

– Salientar a pluralidade da vida e o fato da interdependência como condições próprias ao nosso meio e ao nosso viver.

– Promover situações que possam auxiliar na reelaboração e aprofundamento de conceitos significativos ao bem viver.

– Ressaltar a necessidade de se conhecer melhor a doutrina, ensinamentos, a Igreja, enfim, a religião que professa.

– Provocar situações e vivências que auxiliem no desenvolvimento do sentimento de amor ao próximo, e à tolerância para com o diferente.

– Fazer perceber que a paz, a justiça, o amor e a solidariedade são frutos de uma luta diária que começa no interior de cada um de nós.

– Ressaltar que o sentido da vida e a felicidade não consistem apenas na busca e realização de desejos materiais, mas em cultivar sentimentos que dão alívio às inquietações mais profundas da existência.

– Desenvolver a capacidade reflexivo-crítica aguçando a razão e demais dimensões humanas para uma visão mais abrangente do mundo.

Celebrativo


A pastoral escolar estimula alunos, professores e colaboradores a reconhecerem diariamente as maravilhas que Deus Trindade Providente realiza em suas vidas. Ao ler os acontecimentos da história cultivando sempre a alegria, a confiança e a esperança, pois Deus, em sua infinita Providência, rico em misericórdia, conduz a história, os acontecimentos, convidando-nos permanentemente a sermos protagonistas de um mundo novo, de uma nova civilização. A história da Congregação, a vida de Eduardo Michelis, fundador da Congregação, sua espiritualidade, seu profundo amor à Eucaristia “Sem Eucaristia eu não conseguiria viver”, nos estimulam diariamente a contemplar, rezar, celebrar, reconhecer as maravilhas que Deus tem feito em nossa vida, na comunidade no mundo.

Animados pela nossa missão evangelizadora realizamos periodicamente momentos de oração na Capela, Missas, de acordo com os temas e datas específicas do Calendário Litúrgico: Natal, Páscoa, Nossa Senhora, Sagrado Coração de Jesus, Bíblia, Vocações e missionariedade.

A Capela do Colégio Sagrada Família, é um espaço que favorece a profunda introspecção, o silêncio, favorece um clima de oração, de recolhimento, de vivência da espiritualidade. Neste ambiente é possível distanciar-se por alguns momentos da correria do cotidiano para conversar com Deus e encontrar a paz.

A Gruta, localizada em área verde, ampla, com a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, a mãe amada que está sempre de braços abertos para nos acolher, é espaço privilegiado de encontro, de oração, de reflexão e revisão de nossa caminha, de nossa vida! Confira mais registros sobre a Gruta - clique aqui.


Infância e Adolescência Missionária

 

A Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária reúne alunos dos quintos e sextos anos. Os grupos são animados pelos alunos do Ensino Médio, com formação específica, sob a supervisão da Coordenação de Pastoral. É espaço de formação missionária, de integração, de missão comunitária.  Sua missão: tornar Jesus Cristo conhecido e amado, pelos gestos, atitudes, pelo compromisso concreto com as crianças de realidades mais desafiadoras. Por meio da oração diária, do sacrifício e da espiritualidade missionária desperta o compromisso comunitário, eclesial e social. Mobiliza pelo compromisso evangelizador e suscita pessoas com uma visão intercontinental, latino-americana, pois em todos os encontros ocorre o compartilhar de notícias e informações sobre a vida das Igrejas, das crianças, dos adolescentes e idosos em todos os Continentes. Desta forma, contribui para a formação de um cidadão globalizado, que percebe o mundo como obra de Deus e lugar de todos, da diversidade religiosa, do ecumenismo, do diálogo e de vivência dos valores nobres que edificam e promovem a vida. Clique aqui para saber mais.

Vida Sagrada

A educação integral e o cultivo de valores são princípios que orientam nossas escolhas, nossa vida, dão sustentação à realização dos nossos sonhos e projetos. Imprescindíveis para a realização pessoal, perpassam todo o currículo, as atividades escolares, os relacionamentos e a convivência. Diante do exposto, acreditamos que os adolescentes precisam de momentos em que possam refletir de forma dinâmica, participativa e lúdica, temas relacionados ao seu cotidiano, suas escolhas e responsabilidades frente às diversificadas e complexas solicitações sociais. Animados e motivados pelo belo desafio de colaborar com a realização dos sonhos e projetos das novas gerações, o Colégio Sagrada Família desenvolve o encontro “Vida Sagrada”: momento especial de formação em ambiente diferenciado, junto à natureza, com momentos de oração, reflexão, revisão de vida e atividades de lazer e integração.

Social

SDP