Ensino Médio

O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, tem por objetivo preparar o jovem para viver processos relacionais, ser comprometido com a vivência da cidadania e responsável na construção da realidade. No Colégio Sagrada Família, a Proposta Pedagógica para o ensino médio leva em conta os desafios da vida – entre eles o vestibular e a Universidade, sem esquecer a futura relação dos alunos com o mercado de trabalho. Como resultado desse trabalho são excelentes índices de aprovação no vestibular e principalmente na vida, para os alunos que se formam aqui.

A passagem para o Ensino Médio marca um momento no qual os alunos estão mudando a sua visão de mundo. O sentido de responsabilidade com a sua própria vida e com as pessoas à sua volta está num período de transformação. Esta é a fase em que os jovens se preparam para a vida adulta, experimentam novas relações e entram em contato com novos códigos. Nesta hora, é dever de toda escola funcionar como um espaço privilegiado de aprendizado e vivência, dialogando sobre esta nova postura para consigo e com o outro.

Objetivos por séries do Ensino Médio:

1ª Série: Demonstrar domínio básico da norma culta da língua portuguesa, língua estrangeira e do uso das diferentes linguagens: matemática, artística, científica. Construir e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

2ª Série: Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para enfrentar situações-problema, segundo uma visão crítica com vista à tomada de decisões. Organizar informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para a construção de argumentações consistentes.

Horário pedagógico:

7h20min às 12h20min.

As salas de aulas são todas climatizadas.

Quadro interativo em cada sala de aula.

O Sagrada oferece para o Ensino Médio:

  • Material Didático Atualizado e Adequado às Exigências do MEC;
  • As 1ªs e 2ªs Séries possuem seis Aulas Diárias (30 horas/aula semanais);
  • Monitorias em Disciplinas Específicas;
  • Exercícios Elaborados de Acordo com as Melhores Universidades do País;
  • Literatura Comentada de Livros Exigidos pelo Vestibular;
  • Corpo Docente Especializado;
  • Encontros de Formação Humana e Cristã;
  • Estudo do Meio (Viagens Pedagógicas);
  • Avaliações Diversificadas com Questões Interpretativas, Discursivas e Somatórios;
  • Trabalho de Orientação Vocacional e Profissional;
  • Ensino Religioso – Formação Humana e Cristã;
  • Esportes;
  • Acesso aos Laboratórios de Iniciação Científica e Informática;
  • Simulados.

SIMULADO – PROCESSO PEDAGÓGICO INTERATIVO

Os Simulados Internos visam construir momentos de reflexão e novas aprendizagens. Os Simulados são grandes aliados que ajudam os alunos a perceberem seus pontos fracos e fortes, além de prepararem psicologicamente para uma prova longa e que exige muita concentração.

As 1ªs e 2ªs séries participam em quatro (4) etapas.

O resultado do Simulado é divulgado quinze (15) dias, após a última etapa realizada, através do Site www.sagrada.net  bem como, nos murais internos do Colégio.

Classificação: os cinco (05) primeiros colocados recebem um certificado de participação.

SIMULADO – PROCESSO PEDAGÓGICO INTERATIVO
Construir momentos de reflexão e novas aprendizagens são ações fundamentais em um processo pedagógico. A realização do simulado é um destes momentos. Segundo as propostas das Universidades, alunos são colocados diante de uma realidade acadêmica: participar do exame de seleção. Razão para ficar atentos à necessidade de acesso a um maior número de informações e, para se afirmar que esses momentos especiais (simulados) são muito significativos para os alunos iniciarem a construção de um caminho que o leve, a sua auto-realização. Isto é, o simulado sinaliza uma oportunidade de escolha de uma profissão ou área de atuação, bem como, a redefinição de metas e estratégias, se necessário. Como a proposta do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – objetiva o desenvolvimento de uma ampla capacidade de análise e reflexão do conhecimento científico integrado, o Colégio Sagrada Família intera-se com a proposta, fomentando as suas ações segundo este mesmo prisma. O Simulado não significa apenas uma intenção classificatória, mas sim, uma possibilidade de reflexão e construção de novos saberes. E, ao participarem da construção do saber científico, podem exercer, também, a sua ação solidária, doando, no ato da sua inscrição, alimentos e/ou brinquedos para entidades carentes.
Além de todas estas ações os alunos são beneficiados com pontuações, que serão acrescidas às suas médias no trimestre, pois os professores, ao realizarem as avaliações, aprofundam os conteúdos, procurando levar os alunos a estabelecerem correlações entre as diversas áreas do conhecimento.

Terceirão

O Terceirão no Sagrada é o último ano do Ensino Médio. Este entendido como etapa final do processo formativo da Educação Básica. Além, de trabalhar os objetivos da 1ª e 2ª Séries, o Terceirão realiza uma revisão e aprofundamento dos conteúdos do Ensino Médio.

Objetivo da Terceira Série do Ensino Médio

3ª Série: Desenvolver habilidades e competências para o exercício da cidadania, para o ingresso no Ensino Superior, demandas e desafios exigidos pelo mercado de trabalho. Desenvolver a criticidade, autonomia, o conhecimento, vivenciando novas experiências e (re) construindo conceitos.

O Sagrada oferece para o Terceirão:

  • Material Didático Atualizado e Adequado às Exigências do MEC;
  • O Terceirão possui seis aulas diárias nas terças, quintas e sextas-feiras;
  • Nas segundas e quartas-feiras possuem cinco aulas porque os alunos tem aula no período vespertino (36 aulas semanais);
  • Monitorias em Disciplinas Específicas;
  • Exercícios Elaborados de Acordo com as Melhores Universidades do País;
  • Literatura Comentada de Livros Exigidos pelo Vestibular;
  • Corpo Docente Especializado;
  • Encontros de Formação Humana e Cristã;
  • Estudo do Meio (Viagens Pedagógicas);
  • Avaliações Diversificadas com Questões Interpretativas, Discursivas e Somatórios;
  • Trabalho de Orientação Vocacional e Profissional;
  • Ensino Religioso – Formação Humana e Cristã;
  • Esportes;
  • Acesso aos Laboratórios de Iniciação Científica e Informática;
  • Simulados.

SIMULADO – PROCESSO PEDAGÓGICO INTERATIVO

Os Simulados Internos visam construir momentos de reflexão e novas aprendizagens. Segundo as propostas das Universidades, os alunos são colocados diante de uma realidade acadêmica: participar do exame de seleção. Neste sentido, o simulado sinaliza uma oportunidade de escolha de uma profissão ou área de atuação, bem como, a redefinição de metas e estratégias, se necessário. Como a proposta do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – objetiva o desenvolvimento de uma ampla capacidade de análise e reflexão do conhecimento científico integrado, o Colégio Sagrada Família integra-se com a proposta, fomentando as suas ações. O Simulado não significa apenas uma intenção classificatória, mas sim, uma possibilidade de reflexão e construção de novos saberes. E, ao participarem da construção do saber científico, podem exercer, também, a sua ação solidária, doando, no ato da sua inscrição, alimentos e/ou brinquedos para entidades carentes.

Além de todas estas ações, os alunos são beneficiados com pontuações, que serão acrescidas às suas médias no trimestre, pois os professores, ao realizarem as avaliações, aprofundam os conteúdos, procurando levar os alunos a estabelecerem correlações entre as diversas áreas do conhecimento.

Forma de realização:

Quatro etapas (sendo uma específica com questões do ENEM)

O resultado é divulgado quinze (15) dias após a última etapa realizada, através do Site www.sagrada.net   e nos murais internos do Colégio.

Classificação: os cinco (05) primeiros colocados recebem certificado de participação.

VESTIBULARES: PARTICULAR E FEDERAL

ENEM

A ideia de trocar o vestibular pelo ENEM é uma proposta do Governo Federal, surgida em 1998, quando do início da aplicação da prova pelo Ministério da Educação (MEC). Essa ideia foi retomada e será aplicada já com adesão por grande parte das universidades. Algumas adotarão somente essa prova, e outras reservarão um percentual de vagas para ingresso com o desempenho no ENEM.

O Colégio Sagrada Família incentiva todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio realizar a inscrição, bem como a preparação mais qualificada para a prova. “É importante que o aluno consiga se preparar em todas as áreas”. Um bom desempenho na prova exige boa organização e bom aproveitamento do tempo. Notas individuais para cada área do conhecimento permitirão aos estudantes compensarem dificuldades em alguma das áreas, com bons desempenhos naquilo que têm mais facilidade. Um estudante com boa competência leitora, habilidade em solucionar problemas e pensamento lógico terá os elementos fundamentais e diferenciadores para o sucesso.

As competências e habilidades propostas pelo Enem têm origem nos Parâmetros Curriculares e LDB vigente.

Horário pedagógico:
Matutino: 7h20min às 12h20min.
Vespertino (2ªs e 4ªs feiras): 13h30min às 16h55min.

As salas de aulas são todas climatizadas.

Quadro interativo em todas as salas.

* Todos os profissionais deste setor possuem formação específica apropriada e estão aptos a exercer suas funções segundo a legislação vigente.