PASTORAL ESCOLAR NO COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA
A Pastoral Escolar do Colégio Sagrada Família busca animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando a formação integral e a vivência dos valores evangélicos. No desenvolvimento de ações evangelizadoras, tem como referenciais a história da Congregação, o Carisma e a Espiritualidade das Irmãs da Divina Providência e as orientações da Igreja. Colabora efetivamente com inúmeras intervenções no campo da educação, dando ênfase a dimensão evangelizadora, juntos às crianças, adolescentes, pais, avós e colaboradores, a fim de que os valores evangélicos determinem gradativamente os critérios de julgamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida, passando pelo currículo, serviços educativos, ambiente e incluindo também a própria gestão escolar, o que denominamos “Escola em Pastoral”.
Em consonância com a missão da Igreja, considerando as especificidades do ambiente escolar, é missão da Pastoral tornar Jesus Cristo, o Bom Pastor, conhecido, admirado e amado. É Deus amoroso e misericordioso que assume a carne humana, a vida humana, toda a criação e nos revela em suas palavras e atitudes, no seu jeito de ser e agir. A fidelidade de Jesus ao Projeto do Pai, nos impulsiona a sermos no mundo instrumentos de salvação, sinal do amor misericordioso do Pai:
“O Evangelho é o anúncio do amor de Deus, nos chama a participar da sua vida. A nova evangelização, portanto, é isto: conscientizar-se do amor misericordioso do Pai para que nos tornemos, também nós, instrumentos de salvação para os nossos irmãos.”
(Papa Francisco)
Pastoral do Colégio Sagrada Família tem por meta os princípios:
- da Escola em Pastoral;
- do respeito às individualidades e à diversidade;
- da opção preferencial pelos jovens e pelas crianças;
- da abertura ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso;
- do trabalho de equipe e do associacionismo;
- do protagonismo juvenil.
A Pastoral organiza-se envolvendo todos os segmentos da instituição, pois evangelizar crianças e adolescentes pela educação, é a essência da Missão das Irmãs da Divina Providência. Missão que exige uma proposta que harmonize fé, cultura e vida. Cada segmento tem sua especificidade, sua autonomia e atribuições próprias, mas que em determinados momentos do processo desenvolvam ações complementares pois pretendem confluir os esforços no sentido de tornar o evangelho vivencial, uma resposta concreta às necessidades no ambiente escolar e comunitário.